Marca Maxmeio

Faça aqui sua pesquisa


Blog

22 de agosto de 2017

XV Semana de Psicologia do RN reúne profissionais e estudantes da área esta semana em Natal

Psicólogas, psicólogos e estudantes da área de todo o Estado têm programação comum nos próximos dias: a XV Semana de Psicologia do Rio Grande do Norte. O evento acontece de 24 a 26 de agosto, em Natal, e conta com uma ampla programação em consonância com o mote “Psicologias em Lutas e a Construção da Práxis”, adotado como tema desta edição.
 
De acordo com o Conselho Regional de Psicologia do Estado (CRP/RN), responsável pela organização, temas como os desafios da profissão e a sua presença na Atenção Básica, o Direito à Diversidade e os Direitos Humanos integram a programação do evento. Participam dos debates professores de universidades locais e da Paraíba, além de nomes nacionais, como o professor da UFRJ Pedro Paulo Bicalho, do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
 
Nos dois primeiros dias, a programação da XV Semana de Psicologia do RN acontece nas dependências da UFRN. Tanto pela manhã quanto à tarde, serão promovidas conferências, mesas redondas e rodas de conversa. O período vespertino ainda vai contar com a apresentação de trabalhos. Já no dia 26, o evento deixa a UFRN e ganha um formato diferente, ao ar livre, com a realização do encerramento da programação, na sede do CRP/RN, também em Natal.
 
As inscrições para trabalhos e participantes foram iniciadas ainda no mês de julho, por meio da internet, e tiveram grande adesão de profissionais e estudantes. Todos os inscritos devem levar, no primeiro dia de evento, um quilo de alimento não perecível, que será doado pelo Conselho posteriormente. No encerramento será apresentada a síntese do que foi discutido em todas as atividades para subsidiar o planejamento das ações do CRP-RN para 2018.
 
A XV Semana de Psicologia do Rio Grande do Norte faz alusão à passagem do Dia do Psicólogo, celebrado em todo o Brasil em 27 de agosto, e sua programação completa está disponível no site no CRP/RN, o http://www.crprn.org.br .
22 de agosto de 2017

Hospital Walfredo Gurgel poderá virar centro de referência

O deputado federal Beto Rosado (PP) entrou na luta junto com o secretário estadual de Saúde, George Antunes, para transformar o Hospital Walfredo Gurgel em Centro de Referência para traumatologia, queimaduras e assistência em terapia nutricional (interal e parenteral.

Em reunião com o secretário, nesta segunda-feira (21), o parlamentar garantiu que atuará em Brasília na busca pela parceria com o Governo Federal para possibilitar essa realização.

O deputado também se reuniu com a diretora do HWG, Dra Maria de Fátima, para debater as demandas da unidade de saúde. Ele já destinou emenda de R$ 900 mil para o custeio do Hospital e atuará por mais melhorias.

"O Hospital Walfredo Gurgel é a principal unidade de Saúde do Rio Grande do Norte. Junto com o secretário e a diretora, vamos buscar parcerias para que ele se torne esse grande centro de referência", frisou o parlamentar.

22 de agosto de 2017

NESTA QUARTA TEM SOPRANOS LATINAS NO TEATRO RIACHUELO COM INCENTIVO DA LEI DJALMA MARANHÃO

A quarta-feira será de muito canto lírico e música clássica no Teatro Riachuelo. E a Prefeitura do Natal está presente no projeto Quartas Clássicas através da Lei Djalma Maranhão. Com entrada gratuita, o projeto é um dos contemplados pela Programa Municipal que possibilita renúncia fiscal para empresas investirem em cultura. Três sopranos latinas são as convidadas para o concerto que começa às 20h. A porto-riquenha Elizabeth Rodriguez Berrios e as mexicanas Andrea Cortés Moreno e Liliana Del Conde atuarão como solistas junto à Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), regida pelo maestro Linus Lerner.

O concerto terá repertório diversificado, incluindo peças renomadas, como Em mi viejo San Juan, de Noel Estrada, Cuando vuelva a tu lado, de María Grever, Habanera (Ópera Carmen), de Georges Bizet, Nessun dorma, de Giocachino Puccini, Sempre Libera (Ópera La Traviata), de Giuseppe Verdi.

A soprano Elizabeth Rodriguez Berrios tem vasta experiência como solista. Entre suas atuações, está na opereta La Leyenda del Beso, realizado no Centro de Bellas Artes de Porto Rico, e Orquestra Mexiquenses, com a encenação da Ópera Salsipuedes Daniel Catan. Atualmente integra a Escola Superior de Música do Conservatório de seu país natal.

Já a solista Andrea Cortés Moreno se formou com honras no Conservatório Nacional de Músico do México. Sua estreia na música clássica aconteceu na Orquestra Sinfônica do Sul do Arizona, em 2015, nos Estados Unidos. Sua programação futura inclui participação na Gala de Ópera no Brasil 2017.

A cantora Liliana Del Conde ingressou na música aos nove anos de idade como parte do grupo musical Calamity, cantando em programas de rádio e televisão. Graduada pela Escola Superior de Artes de Yucatán, no México, Del Conde já participou de recitais na Alemanha, Portugal, França e México, ambos de música clássica e música popular mexicana. Também participa de inúmeros concertos, festivais e óperas, sob a batuta de renomados maestros, como Werner Seiss e Thomas Körner. Tem quatro produções musicais e um destes discos tem suas próprias composições.

22 de agosto de 2017

Na Unale, Gustavo Fernandes propõe fortalecimento regional de universidades

O deputado estadual Gustavo Fernandes, que ocupa a vice-presidência de Assuntos Sociais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Sect) da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e que também representa a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) junto à instituição, se comprometeu em trabalhar pelo fortalecimento regional das universidades durante reunião realizada nesta segunda-feira (21), em Brasília.
 
Durante o encontro da Unale, Gustavo lembrou que muitos estudantes são obrigados a deixar suas famílias em busca de vagas em universidades de outras cidades em regiões distantes da de origem. Ele propôs um fortalecimento por meio de uma bonificação de pontos para quem residir na região. "Vamos sugerir uma bonificação de vagas no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para estudantes que forem da região das universidades. Estamos analisando algo entre 10% e 20%. Vamos estudar com calma e vamos propor esse fortalecimento regional", adiantou.
 
Outra pauta que foi discutida foram as creches de responsabilidade do Governo Federal que não tiveram suas obras concluídas. Representando a Unale, o deputado também se comprometeu em fiscalizar as obras em território potiguar.
 
Gustavo Fernandes esteve reunido com o presidente da União, deputado estadual Luciano Nunes, do Piauí, e com os presidentes e demais membros das Secretarias Temáticas da entidade para debater a atuação das pastas durante a nova gestão, que dura até a 22ª Conferência Nacional, programada para os dias 23, 24 e 25 de maio de 2018.
22 de agosto de 2017

CREF16 apresenta dados das fiscalizações e constata que mais da metade das academias apresentam irregulares

No mês de junho a equipe do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) do CREF16/RN percorreu 13 cidades do nosso estado, realizando 91 visitas de Orientação e Fiscalização. Um dado que se destaca é o número de academias registradas encontradas com irregularidades, mais da metade, somando um total de 53. Estes dados comprovam que o estabelecimento não está com sua credencial atualizada, cujo documento é uma garantia à sociedade de que ele cumpre todas as normas de exigências estabelecidas, proporcionando, desta forma, atividades seguras aos seus clientes.

É primordial que todos os clientes cobrem do estabelecimento, onde realizam suas atividades físicas, ou até mesmo do personal e responsável técnico, o credenciamento do órgão responsável, que deve estar afixado e visível a todos.

Ainda sobre os resultados coletados, cinco academias estavam regulares, 11 estavam fechadas e três não foram localizadas. Nesse período um dos maiores dados coletados pela equipe foi o número de Pessoas Físicas atuando sem o devido registro no Conselho: 41 pessoas, que foram devidamente notificadas. Já sendo a segunda visita, quatro academias ainda continuavam sem o registro, e diante dessa constatação, todas que transgrediam as normas tiveram os documentos encaminhados para a Assessoria Jurídica, onde serão analisados e encaminhados para medidas cabíveis.

As cidades percorridas pelo Agente de Orientação e Fiscalização foram: Natal, Parnamirim, Poço Branco, Monte Alegre, Goianinha, Taipu, Canguaretama , São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba, Ielmo Marinho, Nísia Floresta e Arês.

Ainda sobre os números da fiscalização do mês de junho, foram feitas visitas de 33 denúncias recebidas, e para que a equipe siga realizando seu trabalho, e consequentemente, contribuir para uma profissão cada vez mais fortalecida e com profissionais devidamente regularizados, é importante que toda sociedade se conscientize da importância da denúncia, que pode ser feita através do nosso site, cujo sigilo será mantido.

22 de agosto de 2017

Exposição Cliente Mais Consciente é convite à prática da honestidade

Comemorando 90 dias de funcionamento, vendas de artes assinadas pela artista plástica Ana Selma Galvão seguem em crescimento, mesmo sem vendedor

Você já viu alguma loja de produtos sem vendedor? Essa é a proposta da exposição Cliente Mais Consciente, localizada no Praia Shopping e idealizada pela artista plástica Ana Selma Galvão. Após a finalização do projeto Arte que Faz o Bem, a artista resolveu dar continuidade aos trabalhos. Foi quando decidiu expor e comercializar os quadros e esculturas produzidas, mesmo sem poder contratar um vendedor profissional. Nasceu assim a loja sem vendedor, que conta apenas com a honestidade de seus clientes.

O sistema de venda é simples: a pessoa escolhe o produto, retira a etiqueta, coloca em um envelope junto com o dinheiro, deposita na urna e guarda as compras em uma sacola reciclável.

Segundo Ana Selma, após 90 dia de exposição, o resultado é extremamente positivo. “95% das pessoas que levam os produtos deixam o valor depositado na urna. A ideia era convidar todo mundo a praticar a honestidade nos dias difíceis que vivemos e tem sido um sucesso com o apoio do Praia Shopping e o incentivo das pessoas, que viram grandes divulgadoras da ideia da loja sem vendedor”, comenta a artista.

Para comemorar os 90 dias de exposição, será realizado um happy hour com pocket show da cantora Lene Macêdo, na próxima quarta-feira (23), às 18h, no Praia Shopping.

22 de agosto de 2017

RN é destaque em evento turístico nas Minas Gerais

O Rio Grande do Norte está presenta hoje (22) na quarta e última edição da Experiência Braztoa, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Desta vez o evento estaciona na capital mineira Belo Horizonte.

Essa série de eventos turísticos com duração de um dia e promovidos em diferentes cidades do Brasil visa a integração entre operadores, destinos e agentes, em formato mais atrativo para geração de negócios.

O Estado potiguar participa do evento com estande e oferecerá o diferencial de um coquetel de encerramento, para ressaltar a divulgação dos cinco polos turísticos do Estado em mais um mercado ainda pouco explorado, a exemplo de Goiás e Paraná, outros dois destinos que receberam a Experiência Braztoa nas últimas semanas.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

“O Sudeste brasileiro é importante emissivo de turistas, e estar presente na Experiência Braztoa, que acontece em Minas Gerais é ótima oportunidade para fortalecer esse mercado, já que também estão presentes agendes de viagens dos estados vizinhos”, comenta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A subsecretária de Turismo, Solange Portela, e a gerente de Promoção Nacional da Emprotur, Ana Rita Couto, representam o Estado potiguar nas rodadas de negócio. Além do trade mineiro, também estarão presentes caravanas do Rio de Janeiro e São Paulo, e uma expectativa de mais de 200 agentes de viagem.

“Apenas o Rio Grande do Norte e Pernambuco representam o Nordeste neste evento. É uma excelente oportunidade para mostrarmos nossos destinos para esse mercado que ainda precisa descobrir os encantos nordestinos”, ressalta Solange Portela.

A Setur RN e a Emprotur também participaram das três primeiras edições da Experiência Braztoa, em Recife (PE), Curitiba (PR) e Rio Quente (GO). 

17 de agosto de 2017

Tradicional vaquejada de Afonso Bezerra acontece neste final de semana

Nos próximos dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, vai acontecer a 36ª edição da vaquejada de Afonso Bezerra, no Parque Chico Souza, com mais de 21 mil reais em premiação para duas categorias, profissional e amadora. A banda Calcinha Preta é uma das atrações do tradicional evento. 
 
No sábado a festa começa a partir das 23h, na casa de show Flor do Sertão, com Fabiano Barbosa, Giannini e Calcinha Preta. Já no domingo se apresentam Forró Donna Donna e a dupla Zé Sanfoneiro e Zé Filho, a partir das 19h.
17 de agosto de 2017

Vereadoras compõem comitiva do RN em evento regional do PSDB Mulher

O Rio Grande do Norte vai marcar presença com uma comitiva de nove mulheres no treinamento de ação política, com ênfase em gênero, para vereadoras recém-eleitas do PSDB Mulher. O evento acontece na sexta-feira (18) e sábado (19), em Maceió (AL). A comitiva que representa o Estado no evento participou nesta quinta-feira (17) de uma reunião com o deputado e presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira, (PSDB), Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Na oportunidade Ezequiel Ferreira conclamou as representantes do partido a modificar o atual cenário do partido e ampliar a participação de mulheres.  “É imperioso termos mulheres com mais voz e poder, não apenas dentro do PSDB, mas na estrutura política, econômica e social do país”, enfatizou o deputado salientando que já para as próximas eleições, em 2018, o partido pretende ter um amplo quadro feminino para apresentar ao eleitor.

As vereadoras Carla Lopes da Silva (Maxaranguape), Palyana Cavalcanti Dias de Barros e Leila Emiliano da Silva (Nísia Floresta), Cristiane Rocha de Lima (Brejinho), Ana Karine Araújo da Nóbrega, Vânia Fernandes de Medeiros (Serra Negra), Fativan Alves Moura de Paiva (Parnamirim) e a odontóloga, Luciana Oliveira Monteiro, secretária estadual do PSDB Mulher, participaram da reunião com Ezequiel Ferreira e compõem a comitiva representativa.

Para Luciana Monteiro o partido tem pela frente uma importante missão. “Esclarecer à população a verdade da Reforma Trabalhista nos horários em que o partido dispõe na televisão e nos compartilhamentos nas mídias digitais. É preciso deixar claro que a reforma está prestigiando as relações de trabalho que eram renegadas ao segundo plano ou muitas vezes nem levadas em consideração”, explicou Luciana Monteiro.

17 de agosto de 2017

SETEMBRO ABRE TEMPORADA DE SABORES COM O 13º FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO DA PIPA

Festival acontece de 22 a 30 de setembro, na praia da Pipa. Este ano, o concurso Novos Talentos terá como desafio a “Tapioca, descoberta do sabor no Nordeste”

Com o tema “Descoberta de Sabores”,  o Festival Cultural e Gastronômico da Pipa realiza no próximo mês, durante os dias de 22 a 30 de setembro, a 13ª edição do maior evento já realizado no litoral, voltado para a cultura gastronômica da região. Sediado em novo endereço da av. Baía dos Golfinhos, a edição terá uma dimensão maior, tanto em participantes como em estrutura. No espaço vizinho ao estacionamento dos ônibus será montada uma Cidade Gastronômica, onde espaços diversos estarão conectados através das ações simultâneas e o público poderá circular e conhecer a diversidade de sabores do RN.

Entre as atrações programadas para este ano estão Oficinas, palestras e chefs convidados cozinhando ao vivo, mostra de cozinha artesanal popular, concurso de Novos Talentos, Concurso do Melhor Feijão, Festins, dois palcos para shows, ativações culturais de teatro e dança, artesanato, serviços e ações integradas com restaurantes participantes.

O Festival será dividido em vilas: A “Vila dos Chefs” será o espaço onde chefs convidados irão preparar pratos exclusivos para comercialização a preços acessíveis; “Vila da Pipa” aproxima o público visitante da arte culinária típica da região, com criativa e saborosa gastronomia caseira da praia. No mesmo local haverá uma mostra com alguns restaurantes que participam do concurso oficial. “Vila de Negócios” será a área de exposição de produtos, serviços e degustações; e o espaço “Arena Gastronômica” abrigará as duplas de chefs na competição dos “Novos Talentos” e “Melhor Feijão da Pipa”, além das oficinas com chefs especialistas convidados pela curadoria e pelo Senac-RN.  Na área da Cidade Gastronômica também terá tenda de drinques e vinhos, praça de alimentação, bares, a "Vila Cultural" e um espaço kids.

O Festival da Pipa contará este ano com investimentos privados e também recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, bem como as parcerias e apoios culturais. A edição conta com patrocínio da São Braz, Sebrae-RN, Hotel Pipa Atlântico, Fecomércio /Senac e Gourmet Expert; realização Festival da Pipa e da Educapipa e co-realização do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial, através da Setur – Secretaria Estadual de Turismo e Governo do Estado. O festival também contará com a promoção da Prefeitura de Tibau do Sul e apoio cultural do sistema Fecomércio / Sesc RN.  O Festival da Pipa também tem certificado de aprovação da Lei Djalma Maranhão.

Entre as presenças confirmadas está o chef Felipe Caran, que comandará um dos festins. Também foram convidados os chefs Paulo Machado e CarlaCorreia, consultora e ex-finalista do MasterChef Brasil. Nesta edição serão dois festins às sextas feiras: Dia 22 de setembro na Toca da Coruja e 29 de setembro no Hotel Ponta do Madeiro. Todos serão harmonizados com vinhos e cervejas artesanais, presença de sommelier.  Para interessados nos festins, as reservas estão abertas. O valor é R$ 235,00 (inclusos as bebidas da harmonização, água mineral e café São Braz).

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO “NOVOS TALENTOS” VÃO ATÉ DIA 30.08: OLHA A TAPIOCA!

A tapioca, quem diria, conquistou as mesas brasileiras. E será este ingrediente, assim como a matéria-prima goma, o tema do concurso Novos Talentos. O festival vai disponibilizar 12 vagas para duplas , e chefs de todo o País podem participar. Os competidores criarão pratos nas categorias Petiscos (4 duplas concorrentes), Sobremesa (4 duplas) e prato principal (4 duplas). Além disso, o festival realiza o concurso do Melhor Feijão da Pipa, onde participam cozinheiros amadores daquele litoral. AS inscrições para o concurso vão até dia 30 de agosto. O regulamento está disponível na página oficial www.festivaldapipa.com.br. O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa também abre inscrições para 30 estagiários da área de gastronomia, estudantes de cursos superiores ou técnicos.

INCREMENTANDO O VOTO POPULAR: QR CODE

O tradicional concurso gastronômico, onde participam algumas das melhores cozinhas das praias de Pipa e Tibau do Sul, ganhará este ano um formato inovador e prático para o cliente votar. Em cada mesa terá um prisma para votar utilizando o QR Code (código onde a leitura é feita pelo aplicativo do celular . Os restaurantes e suas receitas estão em fase de inscrição e os pratos deverão compor mais uma vez o Guia Oficial do Concurso Gastronômico.

ACOMPANHE O FESTIVAL

www.festivaldapipa.com.br

inscrições e outras dúvidas

gastronomia@festivaldapipa.com.br