Marca Maxmeio

Faça aqui sua pesquisa


Blog

10 de agosto de 2017

Paddy’s alia cerveja à boa música no mês de agosto

Com rótulos famosos e atrações natalenses, o pub quer se destacar nas noites da cidade

O Paddy’s promete agitar a vida noturna natalense com uma programação diferenciada para os amantes de cerveja e gastronomia. Tanto o Emporium quanto o Irish Pub, novo espaço no Natal Shopping, recebem durante este mês de agosto diversas atrações musicais da cidade.

O Paddy’s Irish Pub é inspirado nos tradicionais bares irlandeses, um ambiente perfeito para escolher uma cerveja entre os mais de 200 rótulos disponíveis, jogar sinuca e encontrar os amigos. O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 10h à 0h, e domingo, das 12h às 22h.

Já o Paddy’s Emporium conta com cervejas de países como Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Uma das mais famosas nas prateleiras do empório é a alemã Weihenstephaner, a mais antiga do mundo, produzida desde 1040. Além disso, o espaço conta com cafés exclusivos com assinatura do Café Santo Grão e um cardápio que esbanja contemporaneidade. A unidade está localizada no Arena Mall, na avenida Romualdo Galvão, em Lagoa Nova.

Confira a programação musical do Paddy’s para este mês:

Quinta-feira, dia 10 - Alan Nobre (Paddy’s Emporium)
Sexta-feira, dia 11 - Alan Persa (Paddy’s Irish Pub)
Sábado, dia 12 - Israel (Paddy’s Irish Pub)
Domingo, dia 13 - Cangalha(Paddy’s Irish Pub)
Quinta-feira, dia 17 - Paulo e esposa (Paddy’s Emporium)
Sexta-feira, dia 18 – Cléo (Paddy’s Irish Pub)
Sábado, dia 19 - Projeto Baco (Paddy’s Irish Pub)
Quinta-feira, dia 24 - André Rangell (Paddy’s Emporium)
Sexta-feira, dia 25 - Danilo Tigre e Gustavo (Paddy’s Irish Pub)
Sábado, dia 26 - Heleno Rodrigues (Paddy’s Irish Pub)
Quinta-feira, dia 31 – Israel (Paddy’s Emporium).

09 de agosto de 2017

Reunião da Frente Parlamentar da Mediação Comunitária acontece nesta quinta (10)

Nesta quinta-feira (10), às 09h, no Plenário da Câmara Municipal do Natal, será dada sequência às reuniões da Frente Parlamentar de Mediação Comunitária proposta pelo vereador Ney Lopes Jr, com o tema ”Importância da Mediação para as Comunidades”.

Neste 3º encontro persiste o objetivo do projeto que é a resolução de conflitos judiciais na própria comunidade executado por mediadores credenciados do próprio bairro treinados pelo TJ/RN em parceria com a Câmara Municipal.

“O projeto consiste em capacitar mediadores e conciliadores para atuarem nas comunidades. O ideal é desafogar o sistema judiciário contribuindo para que os conflitos sejam resolvidos no próprio bairro. Todos serão orientados a conduzir os processos sem favorecer nenhum envolvido e assim criar opções de cooperação e resolução entre as partes", esclarece o autor da lei, Ney Lopes Junior.  

A Mediação Comunitária nas comunidades foi aprovada pela Câmara Municipal de Natal em março deste ano e funcionará como programa piloto em quatro bairros da cidade: Redinha, Brasília Teimosa, Felipe Camarão e Cidade da Esperança.

São parceiros da Mediação Comunitária o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE), Ordem do Advogado do Brasil (OAB/RN) e Prefeitura de Natal.

Sobre a Mediação

Mediação Comunitária - O que é e o que pode fazer por você e sua comunidade? É um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando um conflito a oportunidade e o espaço adequados para solucionar questões relativas à família, imóveis, crimes contra a honra, pagamento de dívida, vizinhos, apropriação, escolar, consumidor entre outros.

Qual a importância da Mediação Comunitária?

Possibilitar às comunidades mais carentes o acesso à justiça através de soluções justas, rápidas e com valor legal uma vez que os conflitos resolvidos através da mediação e conciliação podem resultar em um acordo que tem o mesmo valor de uma sentença proferida por um Juiz. Se não cumprido espontaneamente, poderá levado à Justiça para execução do que foi acordado.

Qual o objetivo da Mediação Comunitária?

Dar às pessoas a oportunidade de solucionar suas questões de modo cooperativo e construtivo com a ajuda de um profissional capacitado(Mediador) a facilitar a criação de soluções pacíficas para os conflitos que estão vivenciando e construindo um modelo de conduta colaborativa para relações futuras.

Qual o papel do Mediador?

Sem favorecer nenhum dos envolvidos, o Mediador facilita a comunicação entre as pessoas contribuindo para uma mudança de percepção e comportamento em relação ao conflito que possibilitará criar opções para se chegar a um compromisso de cooperação entre os envolvidos.

Quem pode ser Mediador Comunitário?

Pessoas capacitadas com técnicas de mediação.

Quem pode ser beneficiado?

Comunidades de baixa renda e Sociedade Civil Organizada.

Onde será implantada?

Bairros do Município de Natal.

Quem serão os nossos parceiros?

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Ordem dos Advogados do Brasil, Prefeitura Municipal, Secretarias Municipais, Instituições de Ensino, Organizações não governamentais e outras Instituições ou pessoas interessadas na disseminação da pacificação social.

09 de agosto de 2017

Beto debate adequações ambientais de Projeto que vai gerar emprego e renda no setor de Petróleo

O deputado federal Beto Rosado (PP) se reuniu, nesta quarta-feira (9), com representantes do Governo Federal e da Petrobrás, para debater adequações ambientais que viabilizem a aprovação do Projeto de Lei 4663/2016, de sua autoria, que prevê a venda dos poços maduros os quais a Petrobrás não tem mais interesse de explorar à iniciativa privada.

A proposta se encontra na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O projeto tem o objetivo de gerar emprego e renda na área de Petróleo, com a reativação dos poços que a Petrobras deixou de explorar, estando boa parte localizada em Mossoró, um dos maiores municípios produtores de petróleo em terra do Brasil.

“Esse projeto é fundamental para incrementar a economia, sobretudo no Rio Grande do Norte, como a reativação dos poços abandonados, que vão gerar emprego e renda para a população e royalties para os municípios produtores”, destacou Beto Rosado.

Participaram da reunião o coordenador de Exploração do IBAMA, Alexandre D’avignon; o assessor parlamentar do Ministério do Meio Ambiente, Klaus Serra; o líder do governo na Câmara Federal, João Aragão; o representante da Casa Civil, Luciano Martins; e os enviados da Petrobrás Rogério Augusto e Denise Alho.  

09 de agosto de 2017

Cosern participa de Semana do Economista com ações de consumo consciente de energia elétrica no Via Direta nesta 6ª feira (11)

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, promove nesta 6ª feira (11), das 9h às 13h, na praça de evento do shopping Via Direta, em Natal, uma série de ações para assinalar o Dia do Economista, evento organizado pelo Conselho Regional de Economia.

Na ocasião, a concessionária vai distribuir uma série de cartilhas com dicas de consumo consciente, contribuindo para a redução do desperdício de energia elétrica pelos consumidores, além de uma exposição sobre o universo da energia elétrica utilizando um recurso tecnológico virtual pouco difundido no Brasil: o da realidade aumentada (conheça mais detalhes no vídeo e nas fotos em anexo). A ação é organizada pelo Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela ANEEL.

Trata-se de um grande painel eletrônico que mostra o caminho percorrido pela energia elétrica desde sua geração, nas usinas hidrelétricas, até nossas residências, que poderá ser “explorado” com auxílio de tablets customizados que funcionam como lupas para guiar os visitantes. Essas “lupas”, por sua vez, possuem um software que transforma as ilustrações do painel em realidade aumentada.

Apesar de muito difundida no exterior, a tecnologia da realidade aumentada ainda é pouco conhecida no Brasil. Por isso, a exposição promovida pela Cosern dentro das comemorações da Semana do Economista será uma oportunidade única para os potiguares interagirem com a novidade e aprenderem mais sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

No total, o painel eletrônico exibe 41 itens interativos que, ao serem consultados, “saltam” da tela com movimento em 3D e apresentam a cena, com auxílio de uma locução. Além dos “Caminhos da Energia”, o visitante vai poder aprender mais sobre “Eficiência Energética” e receber uma série de dicas de segurança com energia elétrica para pôr em prática em casa e nas ruas.

O aplicativo utilizado nos tablets da exposição da Cosern no Via Direta tem uma versão para download compatível com o sistema operacional Androide, o que vai permitir que visitantes interajam também com  a exposição em seus próprios  celulares.

SERVIÇO:

Exposição de realidade aumentada sobre uso seguro e consciente de energia elétrica dentro da Semana do Economista 2017

6ª feira (11), das 9h às 13h

Shopping Via Direta, Natal

09 de agosto de 2017

MPRN avança no ranking Portais da Transparência do CNMP

Instituição obteve índice de 98,58% de atendimento aos itens avaliados e continua classificada com desempenho “excelente” entre unidades mais transparentes do Ministério Público brasileiro

O Ministério Público do Rio Grande do Norte avançou em seu desempenho no ranking Portais da Transparência, divulgado na última terça-feira (8) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O MPRN continua incluído entre aqueles classificados com o desempenho “excelente”, tendo em vista ter atingido entre 95% a 100% dos mais de 250 itens utilizados na avaliação, e alcançando o percentual de 98,58% de atendimento.

Pela terceira vez, o resultado do ranking Portais da Transparência foi divulgado em formato de mapa colorido, no qual as cores representam as faixas de porcentagem de transparência alcançadas por unidades do Ministério Público em todo país, incluindo 26 MPEs, o próprio CNMP e quatro ramos do Ministério Público da União (Federal; Militar; do Trabalho; e do Distrito Federal e Territórios).

O MPRN obteve o índice de 98,58% na avaliação relativa ao primeiro trimestre de 2017, o que demonstra melhorias em busca da transparência. No resultado anterior, o MPRN alcançou 95,44% de atendimento, e anteriormente seu desempenho foi de 87,64%.

O CNMP foi a única unidade a atingir o índice de 100% na avaliação divulgada pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do próprio Conselho. Contudo, o diagnóstico mostra uma melhora geral da gestão do Ministério Público brasileiro sob o ponto de vista da transparência, já que na atual avaliação, todas as unidades, pela primeira vez desde o início do trabalho de medição (em 2014) superaram o índice de 90% de transparência.

Essa evolução geral do Ministério Público brasileiro, segundo o CNMP, é ainda mais destacada quando se verifica que a avaliação não se limita ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei n° 12.527/2011), pois três Resoluções do CNMP (nº 86/2012; nº 89/2012; e nº 115/2014) definem um aprofundamento ainda mais específico no tocante aos aspectos da transparência do que o que vem sendo cobrado após a publicação da LAI.

Nesta análise referente ao primeiro trimestre de 2017, o CNMP levou em conta, pela segunda vez, a quarta edição do Manual da Transparência, lançado em 2016, com objetivo de deixar claro a metodologia empregada pela CCAF na análise do cumprimento dos mais de 250 itens utilizados para o monitoramento eletrônico que gera o chamado “Transparentômetro”.

09 de agosto de 2017

No Ministério do Turismo, Walter Alves consegue liberação de recursos para obras em Natal

O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) viabilizou, junto ao Ministério do Turismo, a liberação de recursos para execução de obras importantes para Natal. A confirmação foi anunciada pelo ministro Marx Beltrão, durante audiência com o deputado e o prefeito Carlos Eduardo Alves.

As obras asseguradas compreendem a reestruturação da orla marítima no trecho da praia de Areia Preta e praia do Forte, e na orla de Ponta Negra; melhoria na infraestrutura dos corredores turísticos da cidade; e a primeira etapa da requalificação da orla marítima no trecho praia do Meio e praia do Forte.

Ainda durante a reunião, o ministro confirmou a liberação de R$ 1,5 milhão para as obras de reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal e mais R$ 500 mil para as obras do Museu da Rampa.

De acordo com Walter Alves, os recursos estão assegurados para viabilizar os projetos. “Nosso mandato está sempre atuando em prol dos municípios do Rio Grande do Norte. Hoje, recebemos essa ótima notícia que vai beneficiar a capital do estado”, disse o deputado.

09 de agosto de 2017

Jorge Fernandes adquire com recursos do próprio município aparelho de anestesia e desfibrilador cardíaco realizar cirurgias eletivas e partos

Dando continuidade à política de atenção à Saúde da população, herdada de seu antecessor, o prefeito de Antônio Martins, Jorge Fernandes, adquiriu um aparelho de anestesia e um desfibrilador cardíaco para equipar e modernizar o Centro Cirúrgico do Hospital Maternidade Justino Ferreira, reformado e adaptado para, em breve, voltar a realizar cirurgias eletivas e partos.

Os novos equipamentos foram comprados com recursos do próprio município, dentro de um planejamento e um esforço da atual gestão, que investiu um total de R$ 37 mil nas aquisições.

“Estamos fazendo um enorme esforço para assegurar uma assistência à Saúde com qualidade e mais dignidade para nossa população”, destacou Jorge Fernandes.

O prefeito lembrou que, em breve, as gestantes terão seus filhos com conforto e segurança, em sua terra natal, sem precisar se deslocar a outros municípios para dar à luz.

A secretária municipal de Saúde, Joelma Mesquita, adiantou que as novas instalações fará da unidade de Saúde uma das mais modernas de todo Alto Oeste potiguar.

O desfibrilador cardíaco custou em torno de R$ R$ 8 mil, é portátil e usado na reanimação de vítimas de infarto, a partir da emissão de descargas elétricas para vivificar a pessoa.

O aparelho de anestesia, cujo valor foi de R$ 29 mil, serve para conduzir gases inalatórios para realização dos procedimentos cirúrgicos, de modo que o paciente não sinta dores.

É composto de vários itens integrados para administrar a condução de gases e de monitores para verificar as funções fisiológicas do paciente a ser anestesiado, indispensável em partos e cirurgias em geral.

O Hospital Maternidade Justino Ferreira é referência em atendimento e em qualidade de serviço prestado à população em toda região.

Em Antônio Martins, os investimentos mensais em Saúde são em torno de R$ 180 mil, sendo que apenas R$ 23 mil são custeados pelo SUS, cujos recursos correspondem a aproximadamente 10% do que é gasto com toda a estrutura, com médicos plantonistas, diariamente; laboratório de análises clínicas, para exames de sangue, fezes e urina; Centro Radiológico, com um moderno aparelho de Raio X; Centro Obstétrico, para partos e atendimentos ginecológicos; pequenas cirurgias; atendimentos de urgência; pronto-socorro; Farmácia Básica; internamentos hospitalares; enfermarias masculina, feminina e infantil; cozinha com ar condicionado; e lavanderia industrial.

08 de agosto de 2017

AMICO fecha parceria com TV Câmara para divulgar nova campanha

Referência no acolhimento, tratamento e recuperação de crianças cardiopatas, a Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO) fechou uma parceria para a divulgação da sua mais nova campanha, que deve sair ainda no mês de agosto. A TV Câmara de Natal exibirá os VT’s preparados pela agência Criola.
 
Em visita agendada pelo vereador Sueldo Medeiros, na última semana, a diretora da TV, jornalista Virginia Coelli, acertou a parceria com o diretor da entidade, o médico Madson Vidal. “Parcerias como essas são importantes para divulgar o nosso trabalho. Atendemos crianças de Natal e de todo o estado e dependemos totalmente do apoio dos parceiros para manter o nosso trabalho”, destacou o diretor.
 
Entusiasta do trabalho desenvolvido pela AMICO, o vereador Sueldo Medeiros garantiu apoio ao trabalho desenvolvido pela entidade. “Eu já conhecia a AMICO e queremos cada vez mais propagar iniciativas como essas. Vamos ajudar na divulgação, mas certamente estaremos muito em breve juntos em outros projetos para manter o funcionamento pleno da instituição. É uma corrente do bem que só merece crescer”, destacou o parlamentar.
08 de agosto de 2017

Câmara Municipal de Natal implementará Portal da Transparência

O Presidente da Câmara Municipal de Natal, Vereador Ney Lopes Junior, determinou a implementação com inclusão no Portal da Transparência da instituição de todas as despesas dos vereadores, funcionários, verbas indenizatórias e outras informações. E ainda disponibilizará os links para outros portais da transparência.

O acesso será através do site :  http://www.cmnat.rn.gov.br/

A inserção dessas informações ocorrerá até o final desta semana, por determinação da presidência.

Com essa medida, a Câmara Municipal de Natal insere-se entre as poucas instituições públicas, que prestam informações à população, tornando transparente o exercício do mandato e os gastos públicos.

"É de fundamental importância a sociedade tomar conhecimento das despesas da Câmara Municipal. A transparência não é uma opção, é uma obrigação do gestor público", finaliza o Presidente Ney Lopes Jr.

08 de agosto de 2017

MPRN executa projeto Acessibilidade nos Canteiros em obras na capital

Com videoaulas e aulas expositivas, promotora de Justiça e arquiteta visitam canteiros de obras para fomentar conhecimento sobre normas de acessibilidade para construção civil
 
Com a proposta de enriquecer o conhecimento dos operários da construção civil acerca das normas de acessibilidade, o Ministério Público do Rio Grande do Norte promove os treinamentos do projeto Acessibilidade nos Canteiros. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério da Justiça e da Cidadania e consiste na capacitação de pedreiros e mestres de obra - realizada no próprio canteiro de obra - a partir de videoaulas e aulas expositivas que abordam a parte legal e técnica sobre as exigências em matéria de acessibilidade.
 
“O treinamento tem como foco orientar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da acessibilidade para a população em geral, e quais os principais cuidados que devem ser observados na execução dos projetos para que a obra se torne uma edificação acessível”, explica a coordenadora do projeto, a promotora de Justiça Rebecca Monte Nunes Bezerra. As aulas e videoaulas, que também contam com a participação dos arquitetos Maria Bernadete Lula de Menezes Cruz e Adauto Carvalho de Morais Junior, foram elaboradas de acordo com o que estabelece a norma específica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que dispõe sobre a acessibilidade das edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. O material audiovisual também é acessível, já que conta com janela de Libras, audiodescrição e legendas.
 
No dia 28 de julho passado, o treinamento foi realizado em uma obra no bairro de Petrópolis. Para Francisco Vasconcelos, proprietário da construtora responsável pelo empreendimento, a iniciativa é excelente. “É importante que os operários da obra tenham a consciência de que, conhecendo a norma, eles podem ser autocríticos para perceber que aquela pequena diferença é fundamental, pois evita a necessidade de correções que geram custos elevadíssimos para deixar a obra completamente acessível”, declarou.
 
O diretor de engenharia Artur Moura destaca que a iniciativa enriquece os conhecimentos da equipe como um todo. “Para nós a expertise gerada acerca da acessibilidade só vinha por meio de projetos. Hoje, passamos a ter a obrigação de treinar e capacitar nossos colaboradores”, complementou.
 
Foram realizados treinamentos em obras das empresas Constel, Construtora Mendonça Júnior Ltda.,  Construtora Monte Neto Ltda., Elitim Construtora e Incorporadora Ltda., Construtora Crispim Ltda., Brik Empreendimentos Imobiliários Ltda., M&K Comércio e Construções Ltda., Interproj Engenharia e Arquitetura Ltda., Construtora Colmeia S.A. e também na obra de reforma do Colégio Nossa Senhora das Neves.
 
O projeto possui ainda parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que divulgou o convite de participação no projeto entre as empresas locais,  e com o Sistema Nacional de Emprego no Rio Grande do Norte (Sine-RN), neste último para aplicação do treinamento em turmas de operários da construção civil que ainda serão lançados no mercado de trabalho. Os operários que estão em busca da inserção no mercado de trabalho também tiveram a oportunidade de conhecer as normas de acessibilidade, o que representa um importante fator de conscientização para a inclusão social das pessoas com deficiência.
 
Até o presente momento foram capacitados 398 operários da construção civil, em obras distintas, esperando-se atingir a marca próxima dos 500 operários treinados até o final do projeto. Na ocasião dos treinamentos os interessados recebem um boné, um selo para o capacete e o certificado de participação no treinamento. Já a obra recebe o DVD da vídeo aula e um certificado de parceria.