Marca Maxmeio

Faça aqui sua pesquisa


Blog

02 de agosto de 2017

Lideranças da enfermagem lançam Chapa 3 para Coren/RN nesta sexta

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren/RN) terá eleições no dia 1º de outubro para o triênio 2018-2020 e a entidade que representa mais de 30 mil profissionais no estado conta com a disputa de três projetos distintos. Garantindo ter uma proposta consistente para valorizar o trabalho profissional e desenvolver a instituição, e tendo à frente lideranças com extenso currículo, a Chapa 3 - Avança Coren/RN - fará seu lançamento às 16h desta sexta-feira, 04, em um café por adesão no Restaurante Mangai.
 
"Formamos um grupo comprometido com os profissionais de enfermagem. Não temos apenas propostas, mas principalmente história de lutas pelos avanços da nossa profissão. Com ética, abraçamos também essa campanha. Por isso acreditamos na vitória do interesse coletivo, de todos os profissionais da enfermagem que querem ver o Coren avançar", destaca uma das componentes, a professora aposentada da UFRN e membro do Conselho Nacional de Saúde, Francisca Valda da Silva. 
 
COMPROMISSOS
No lançamento dessa sexta, o grupo pretende receber sugestões e apoios, assim como apresentar seu Plano de Ação, tendo em vista uma oferta de cuidados de enfermagem seguros de qualidade e com resultados junto à população.
 
A Chapa 3 já conta com 20 compromissos com a categoria, das quais destacam-se: a luta pelo SUS público, universal e equânime; formação e educação permanente e de qualidade para profissionais da enfermagem em conjunto com entidades regionais da área; contribuir com o processo de atualização da Lei 7.498/96, que tramita no Congresso Nacional e regulamenta o exercício profissional da enfermagem; ampliar a fiscalização do Coren/RN na rede da atenção básica; ações que garantam a presença de enfermeiros 24 horas nas instituições públicas e privadas; entre outros.
01 de agosto de 2017

MPRN quer disciplinar transporte de pacientes em Caicó

Transporte sanitário deve buscar e deixar os pacientes em suas residências, de acordo com cronograma previamente estabelecido e em veículos exclusivos para este serviço

Como forma de garantir a realização do serviço de transporte sanitário e disciplinar o uso dos veículos em Caicó, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 3ª Promotoria de Justiça do município, expediu recomendação à Secretária Municipal de Saúde. O documento pede que sejam adotadas medidas que disciplinem o transporte sanitário aos cidadãos em tratamento de saúde fora do domicílio, no prazo de 30 dias.

O direito à saúde abrange também o transporte sanitário, conforme preconiza a Lei Orgânica da Saúde. O serviço consiste em buscar o paciente em sua residência e, após o tratamento realizado, deixá-lo de volta em sua casa. A Promotoria de Justiça ressalta que o município deve estar atento para evitar atrasos que inviabilizem o atendimento e a demora no retorno dos pacientes a suas residências.

O município de Caicó é responsável pela atenção básica e por procedimentos de alta e média complexidade na região, sendo de sua competência também o fornecimento de transporte sanitário desde a casa do paciente até o local do tratamento. Dessa forma, os veículos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde devem ser destinados a esse transporte de maneira única e exclusiva.

Para que não haja inconsistências, a recomendação também prevê a implantação de um cronograma de agendamento das viagens, sendo imprescindível a realização de requerimento prévio por escrito e em duas vias por parte do interessado, constando descrição clara e precisa da data e horário do procedimento médico-hospitalar, do destino e esclarecendo a necessidade ou não de acompanhante.

01 de agosto de 2017

Central do Via Direta terá atendimento exclusivo para mulheres no dia 07

Dentro da programação do Agosto Lilás, na próxima segunda-feira (07), das 9h às 14h30, o atendimento da Central do Cidadão do Via Direta será exclusivo para o público feminino. A mudança temporária atende pleito da Secretaria de Políticas para as Mulheres que elaborou uma extensa agenda de atividades para conscientizar a população acerca dos direitos das mulheres.

O Agosto Lilás, mês de proteção à mulher, faz parte do calendário oficial do Rio Grande do Norte, quando entidades, órgãos e instituições públicas e privadas promovem eventos e ações para conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica e os direitos das mulheres.

01 de agosto de 2017

Médicos do estado iniciam paralisação dos atendimentos hoje em todas as unidades de saúde

Médicos de Natal continuam em Estado de Greve e aderem a paralisação geral das atividades na primeira semana de agosto, de 01 a 04/08.

Os médicos reivindicam a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, concurso público para diminuição das terceirizações e pagamento em dia dos salários.

Os atendimentos serão paralisados em todas as unidades de saúde, nos serviços de ambulatório e do PSF, atendendo apenas a urgências nas UPAs, Hospitais e Maternidades.

Nova assembleia no dia 08 irá decidir a continuidade ou não da paralisação.

ESTADO

Médicos do estado também realizam paralisação de 01 a 04 de agosto dos atendimentos na urgência e emergência. Os atrasos salariais no estado chegam a quase dois meses atualmente.

“Os serviços de urgência e emergência não podem ser suspensos. A nossa recomendação é de que todos vão para a urgência, mas tentem revezar para dar um fluxo mais lento ao atendimento. É a resposta que encontramos para mostrar nossa insatisfação”, afirma Geraldo Ferreira.

#RESPEITOAOMÉDICO

Categoria médica do estado, insatisfeita com as declarações do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, resolveu exigir respeito e dignidade para a profissão e adere ao ato nacional #RESPEITOAOMÉDICO no dia 03 de agosto.

Os médicos vão realizar uma caminhada com concentração às 15h no Sinmed RN até o Conselho Regional de Medicina do RN (CREMERN).

“Estamos em defesa da categoria médica e, diferente do que afirmou o Ministro, também temos compromisso com a sociedade e com a melhoria do SUS”, afirmou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN, sobre a mobilização.

Participam do ato o Sindicato dos Médicos do RN, o Conselho Regional de Medicina do RN e a Associação Médica do RN.

01 de agosto de 2017

Roboeduc: estudantes se preparam para Olimpíada Brasileira de Robótica

A Roboeduc, primeira escola de programação e robótica do Brasil, está a todo vapor na preparação dos alunos para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2017, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal.
 
Após passar pela prova teórica, que foi realizada no mês de junho, a escola enfrenta agora a prova prática. Para isso, foram montadas nove equipes representando a escola, cada uma contendo quatro alunos, sendo  quatro equipes formadas por alunos do parceiro Salesiano, quatro equipes com alunos próprios e uma equipe do projeto Roboeduc Social, com alunos de escolas da rede pública.
 
A prova prática acontece através de competições regionais e estaduais com os robôs criados pelos participantes. A etapa regional é classificatória para a fase nacional que, por sua vez, classifica as melhores equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.
 
A OBR ocorre desde 2006 e atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina. O objetivo é estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, além de identificar talentos e promover debates e atualizações. 
01 de agosto de 2017

Evento promove discussões sobre networking e aproxima empresários

O networking no mundo dos negócios será pauta do 1º MeetUp, evento realizado pelo espaço de coworking Studio 1917. Voltado ao público de start-ups e negócios em fase de ideação e desenvolvimento, o encontro acontece nesta sexta-feira (4), na sede do Studio 1917, e contará com três palestras de nomes relevantes no cenário local.

A palestra “Networking que gera vendas” será ministrada por Alexandre Dantas, especialista em networking e idealizador do Café com Negócio, evento consolidado e sucesso entre os empresários natalenses.

Além de Alexandre, Thiago Azevedo vai falar sobre suas experiências em Programas de Softlanding e Internacionalização. Finalizando a rodada de palestras, os participantes conhecerão o case da FINDME, start-up natalense que vem ganhando o Brasil.

A programação conta ainda com dinâmicas de networking e um happy-hour de encerramento. As inscrições para o 1º MeetUp estão abertas no endereço bit.do/meetup1917.

31 de julho de 2017

Ipem/RN fiscaliza balanças no aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Nesta sexta-feira (28), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou uma operação de fiscalização nas balanças utilizadas no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Dos 44 instrumentos localizados nos guichês de check-in do terminal, nenhum apresentou irregularidades.

O objetivo dessa ação é garantir que nenhum consumidor seja lesado quando da pesagem de seus pertences no embarque, com cobranças de excessos de bagagem que não existem.

“A fiscalização é obrigatória e periódica, após a verificação, os instrumentos recebem um selo e lacre de segurança do Inmetro. As balanças devem ser verificadas ao menos uma vez ao ano, e o selo vai indicar a data de validade dessa verificação. Já o lacre garante que o equipamento não foi alterado”, conta o Diretor Geral do Ipem/RN, Cyrus Benavides.

A operação fez parte da Blitz nos aeroportos, uma força-tarefa realizada em conjunto com a Ordem dos Advogados, Ministério Público e o Procon Estadual. As mudanças são advindas da resolução 400/2016 da Anac, em vigor desde 14 de março, que estabeleceu uma série de mudanças. A Blitz do Ministério Público conferiu além das informações repassadas aos consumidores, as regras de atendimento prioritário e como as companhias aéreas estão informando os passageiros na hora do embarque e compra do bilhete.

Consumidor deve fiscalizar

Os passageiros também devem observar se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do instrumento com validade de 2017 ou 2018, que atesta que a balança foi verificada.

Entre as irregularidades que podem ser encontradas estão as balanças sem lacre e desreguladas; instrumentos com visor danificado, que dificulta a leitura do peso ou sem obstrução do visor; deslocamento da plataforma de pesagem, que pode resultar na pesagem incorreta; e instrumentos sem o controle de verificação legal.

Em caso de suspeita de irregularidade, o consumidor pode denunciar ao Ipem/RN através do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou ainda pelo 0800-281-4054. A ligação é gratuita e todas as denúncias são apuradas.

 

 

31 de julho de 2017

Prefeitura de São Gonçalo inicia instalação de pontos eletrônicos nas repartições públicas

Desde que assumiu o comando do município, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (Paulinho), tem buscado cumprir os compromissos firmados com a população. Nesta semana, o gestor autorizou a implantação do sistema de controle eletrônico de frequência em todas as repartições públicas. 
Com isso, ele segue honrando seu discurso de posse, quando afirmou: “Não vamos aceitar que os servidores públicos não correspondam à população; pois é o povo são-gonçalense que paga nossos salários, e temos a obrigação de trabalhar para ele”, disse Paulinho ao empossar seu secretariado, no dia 2 de janeiro de 2017. 
 
De acordo com o prefeito, 200 pontos eletrônicos foram licitados e já estão em fase de implantação. Secretarias, escolas, unidades de saúde e todas as repartições públicas receberão os equipamentos. “Alguns setores já estão utilizando e a previsão é que até final de agosto todos os demais estejam com seu controle eletrônico”, disse Paulinho. 
 
Para o secretário municipal de Administração, Miguel Teixeira, o município está cumprindo uma obrigação legal e administrativa. “Acompanhar a assiduidade e pontualidade é um procedimento de qualquer empresa, e por que não no serviço público? O servidor público tem seus direitos mas também tem seus deveres, como cumprir a carga horária semanal e a pontualidade”, acrescentou. 
31 de julho de 2017

Ecocil expõe case histórico no Conecta Imobi em SP

A Ecocil terá participação destacada no Conecta Imobi, maior evento de marketing imobiliário da América Latina, nestas quarta e quinta (dias 2 e 3), em São Paulo. O gerente de marketing da empresa, Dyego Lima, será um dos palestrantes do evento. Ele foi convidado para expor o case da construtora potiguar, que em 2016 obteve o melhor resultado de vendas em seus 70 anos de história. O diretor-presidente Silvio Bezerra e outros membros da diretoria da construtora potiguar também participam do Conecta Imobi.

Agendada para quinta-feira, a palestra do gerente de marketing Dyego Lima vai detalhar como a Ecocil superou todo o cenário de crise para registrar no ano passado um salto de 54% na comercialização de seus imóveis. A marca tornou-se um case não apenas no mercado potiguar, mas em todo o país. Ainda mais por ter sido conquistada em meio às dificuldades econômicas vividas no Brasil atualmente.

O excelente resultado comercial da Ecocil fará parte de uma programação diversificada e qualificada no Conecta Imobi. Também integram o grupo de palestrantes do evento nomes como o economista e colunista da Globonews Ricardo Amorim, o historiador Leandro Karnal e representantes de empresas inovadoras como Google, Facebook, AirBnb, Instagram e Uber.

Sobre o Conecta Imobi

Principal evento de vendas, tecnologia e marketing do mercado imobiliário, o Conecta Imobi realizará nesta semana sua quarta edição. Integram sua programação palestras e painéis práticos, dinâmicos e inovadores, além de cases e as principais tendências do setor imobiliário.

31 de julho de 2017

UERN reconhece articulação de Agripino para a liberação de mais de um milhão para obras em Apodi

O senador José Agripino (RN) articulou com o governo federal e conseguiu a liberação de R$ 1,7 milhão para a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Os recursos, fruto de emenda de bancada indicada em 2012 pelo deputado federal Fábio Faria, são para as obras do Campus de Apodi. Durante todo esse tempo, as construções estavam paradas devido ao contingenciamento de recursos, mas, devido à importância da obra para o estado, Agripino se reuniu algumas vezes com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e solicitou a liberação dos recursos.

“O reitor Pedro Fernandes nos procurou para pedir apoio nessa questão. Abraçamos a causa e fomos ao MEC batalhar para conseguir destravar a liberação desses recursos. A luta foi vitoriosa e valeu a pena. Porque, com recursos da ordem de R$ 1,7 milhão, será possível avançar significativamente com as obras do Campus de Apodi. É gratificante ver a nossa atuação parlamentar trazendo bons resultados para o nosso estado”, frisou José Agripino.

O reitor da UERN reconheceu a atuação do senador e agradeceu seu empenho que, segundo ele, foi decisivo para se tornar realidade. “Era um dinheiro que estava praticamente perdido e agora servirá para darmos prosseguimento nas obras do Campus, que é um sonho antigo dos apodienses”, concluiu.

José Agripino voltou a ressaltar a importância de investir e acreditar na educação como meio de mudar e desenvolver o Brasil.“Nenhum país vai para frente se não investir em educação. Ela tem que ser prioridade em qualquer governo”, declarou.